A Ortopedia é a especialidade médica que cuida das doenças e deformidades dos ossos, músculos, ligamentos e articulações. Isto é, elementos relacionados ao aparelho locomotor.
A Traumatologia é a especialidade médica que lida com o trauma do aparelho músculo-esquelético. No Brasil, as especialidades são unificadas, recebendo o nome de “Ortopedia e Traumatologia”, assim como a especialidade da odontologia intitulada Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial que, por sua vez, cuida do complexo Buco-Maxilo-Facial, propriamente dito.
Entretanto, existem diversas doenças ósseas que independem do trauma como, por exemplo, o câncer ósseo, luxações congênitas e deformidades ósseas que necessitam de tratamento médico. As hérnias de disco, causadoras de dores intensas na coluna, podem ser operadas tanto por ortopedistas como por neurocirurgiões, de acordo com sua formação.
Além disso, o aumento da velocidade de locomoção do ser humano trouxe o trauma, considerada uma doença, ao contrário do antigo termo utilizado, que era “acidente”. Outro importante campo de atuação da especialidade é na área do esporte, em que temos as lesões esportivas com características próprias de cada esporte em particular (um gesto, uma lesão).
Portanto, as lesões decorrentes das atividades esportivas envolvendo o sistema músculo-esquelético, de modo geral, envolvem os músculos, tendões, cápsula e ligamentos articulares, bem como os ossos nos mais diversos graus de comprometimento. Dessa forma, afasta o atleta de suas atividades esportivas por tempo determinado, de acordo com a gravidade da lesão.